Projecto

Os Ecoclubes nasceram na Argentina em 1992, são Organizações Não Governamentais (ONG) da sociedade civil, constituídos essencialmente por crianças e jovens.

Os Ecoclubes são espaços de formação para a liderança, onde se fomenta a capacitação e a organização de jovens, com o objectivo de incentivá-los a implementar acções planificadas que possam ser avaliadas na prática. Através de campanhas de sensibilização e da articulação com outras intituições da comunidade, tentam utilizar uma estratégia participativa, que visa envolver os membros da comunidade para melhorar a qualidade de vida da população.

Hoje em dia existem 560 Ecoclubes repartidos em 28 países, que formam a Rede Internacional de Ecoclubes (RIE).
 
Foi em 2004, que surgiu o Ecoclube do Mindelo, o primeiro em Portugal. Desde então a rede aumenta em cada ano que passa...
 
Certo dia do ano de 2009, numa acção de sensibilização em Guimarães, dá-se por mero acaso um re-encontro entre Anabela Barreira e Sónia Vieira, amigas de juventude separadas pelo destino da ida para a Universidade... Sendo ambas filhas de terras Valpacenses e activas defensoras da qualidade de vida da população, sentiram a vontade de espalhar o projecto dos Ecoclubes no concelho de Valpaços. É assim que a 27 de Dezembro, deste mesmo ano, se oficializa em Fornos do Pinhal, a criação do Ecoclube Sabores da Nossa Terra.

Actualmente o grupo conta com a presença activa de 10 Ecoclubistas, espalhados por várias freguesias do concelho de Valpaços e pretende alargar o espírito a todo o concelho.